Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 04/11/2025 18:46:34

Como climatério e menopausa impactam bem-estar

Estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisa da Mulher
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Canva)

Um estudo desenvolvido recentemente pelo Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, apresentou os impactos hormonais da menopausa e do climatério na percepção olfativa, no sono e na qualidade de vida das mulheres.

Os resultados iniciais da pesquisa - considerada pioneira no mundo a investigar tais relações - indicam que mulheres em menopausa tendem a perceber menor intensidade e durabilidade das fragrâncias.

O estudo clínico dividiu 102 participantes em três grupos etários e revelou que mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, em menopausa ou climatério, apresentaram uma percepção significativamente menor da intensidade, durabilidade e aromas, em comparação com as mais jovens.

Estudos complementares reforçam ainda que a desregulação de neurotransmissores como serotonina, GABA (neurotransmissor inibitório que ajuda a regular a atividade cerebral, promovendo relaxamento e calma) e dopamina — comum nesse período — altera a capacidade do cérebro de regular o humor e a ansiedade, comprometendo também a arquitetura do sono.

Essa fragmentação do sono e distúrbios como insônia se tornam recorrentes, intensificando sintomas de fadiga, irritabilidade e até afastamento social. O olfato, que pode ser igualmente afetado por essas mudanças, passa a desempenhar um papel ainda mais importante na percepção do ambiente e no bem-estar geral.

 

Menopausa, sono e bem-estar

A relação entre menopausa, sono e bem-estar é complexa e multifacetada. A perda da qualidade do sono — relatada por 46% das mulheres no climatério, segundo dados de pesquisa.

A redução das fases de sono profundo, cruciais para a restauração física e mental, compromete a capacidade do corpo de se recuperar, exacerbando a fadiga (citada por 45% das respondentes) e a perda de energia.

Fonte: CNN Brasil
climatério
menopausa
bem-estar
sono
olfato

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp