Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 07/08/2025 18:43:04

Diabetes tipo 1,5 ou Lada

Entenda o que é, as causas e os sintomas da doença
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Canva)

Condição é uma doença autoimune que mescla características do diabetes tipo 1 e do tipo 2

Recentemente, o cantor Lance Bass, 46, integrante do NSYNC contou que recebeu o diagnóstico de diabetes autoimune latente em adultos (Lada), também conhecido como diabetes tipo 1,5. Em entrevista ao TMZ, o artista falou que recebeu a notícia de que teria que conviver com a doença para sempre durante a pandemia.

O Lada mescla características tanto do diabetes tipo 1 quanto do tipo 2 e, por isso, é conhecido popularmente como diabetes tipo 1,5. "É um tipo de diabetes autoimune (como o tipo 1) que geralmente surge em adultos e tem uma progressão mais lenta e com menos sintomas do que o diabetes tipo 1 clássico, lembrando o tipo 2", explica Melanie Rodacki, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 

Quais são as diferenças entre o Lada e os diabetes tipo 1 e 2?

diabetes tipo 1 é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células produtoras de insulina, sendo que seu início é mais comum na infância e na adolescência. "Geralmente, começa com sinais e sintomas abruptos de glicose alta (muita sede, muita urina, acordar a noite para urinar, perder peso sem explicação e ter visão turva). Necessita do uso de insulina desde o diagnóstico", explica Rodacki.

Já o diabetes tipo 2 é mais comum na vida adulta e está associado à obesidade, sobrepeso e sedentarismo. Nela, há a resistência da ação da insulina e produção insuficiente deste hormônio, além de outras alterações no metabolismo. "Pode ser controlado com dieta, exercícios físicos e medicamentos não-insulínicos, mas pode necessitar de insulina em casos selecionados", afirma a endocrinologista.

Por fim, o Lada é um tipo de diabetes autoimune -- assim como o diabetes tipo 1 -- mas que se desenvolve de forma lenta em adultos. "Geralmente, as pessoas acometidas são mais magras e mais jovens do que as pessoas com diabetes tipo 2 e precisam de insulina muito mais rapidamente ao longo do curso da doença (em 6 meses ou poucos anos)", explica.

De acordo com Rodacki, o Lada também costuma estar associado a outras doenças autoimunes, como doenças da tireoide.

 

Quais são os sintomas do Lada?

O Lada, inicialmente, pode ser uma doença silenciosa, ou seja, não apresentar sintomas. Em alguns meses ou anos, pode haver o aumento progressivo da glicose de forma mais rápida do que seria no diabetes tipo 2, levando à necessidade do uso de insulina.

Além disso, outros sintomas de Lada incluem, de acordo com a Cleveland Clinic:

- Aumento da sede (polidipsia);
- Vontade frequente de fazer xixi;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Visão turva;
- Fadiga;
- Pele seca;
- Coceira.

 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do Lada começa com a investigação de um diabetes comum: glicemia de jejum, hemoglobina glicada e/ou teste de tolerância à glicose por via oral. "Se houver suspeita de Lada pela evolução clínica ou quadro clínico inicial, deve ser solicitada dosagem de anticorpos ligados à diabetes, que sinalizam a presença de autoimunidade", explica Rodacki.

O Lada é confirmado pelos critérios abaixo:

- Idade de início dos sintomas, geralmente após os 30 anos;
- Não precisar de insulina nos primeiros 6 meses;
- Presença de autoanticorpos ligados à diabetes no sangue, especialmente o anticorpo anti-GAD.

 

Tratamento

Inicialmente, em pacientes que não precisam de insulina, o Lada pode ser controlado com mudanças no estilo de vida, como a prática regular de exercícios físicos, perda de peso, alimentação saudável e parar de fumar.

"Com o tempo, o corpo vai perdendo a capacidade de produzir insulina e, geralmente, é preciso iniciar a aplicação de injeções", afirma a endocrinologista. Medicamentos orais para reduzir o açúcar no sangue também podem ser indicados, a depender do caso.

 

É possível prevenir o Lada?

Por se tratar de uma doença autoimune, não é possível prevenir o Lada, de acordo com Rodacki. "O diagnóstico precoce pode ajudar a evitar complicações e iniciar o tratamento adequado na hora certa", finaliza.

Fonte: CNN Brasil
diabetes
diabetes tipo 1
diabetes tipo2
lada
insulina

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp