Você tem uma empresa ou serviço na área da saúde? Apareça aqui.
PUBLICIDADE

Telefones úteis em caso de emergência

SAMU
192
Corpo de bombeiros
193
Brigada Militar
190
Publicado em 16/12/2025 17:06:51

Dormir bem ou treinar?

Veja o que é melhor para longevidade, segundo estudo
Imagem meramente ilustrativa (Foto: Canva)

Alguns fatores, como alimentação saudável, boa noite de sono e exercícios regulares, são fundamentais para um envelhecimento saudável

Para garantir uma maior longevidade e um envelhecimento saudável, alguns cuidados são necessários, incluindo uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e um sono de qualidade. Mas um desses pilares pode ser o mais importante para aumentar sua expectativa de vida, de acordo com um novo estudo: dormir bem.

O trabalho, publicado no início do mês na revista Sleep Advances, mostrou que dormir pouco pode encurtar a vida. Segundo o estudo, o sono se destacou mais do que a dieta, o exercício e a solidão como fator determinante da expectativa de vida, ficando atrás apenas do tabagismo.

"Não esperava que houvesse uma correlação tão forte com a expectativa de vida", afirma o autor sênior do estudo Andrew McHill, em comunicado à imprensa. "Sempre achamos que o sono é importante, mas esta pesquisa realmente reforça essa ideia: as pessoas devem se esforçar para dormir de sete a nove horas, se possível", completa.

Para fazer o estudo, os pesquisadores utilizaram um vasto banco de dados nacional em busca de tendências de pesquisas associadas à expectativa de vida média em cada condado. Eles compararam dados ao nível de condado sobre a expectativa de vida média com dados abrangentes de pesquisas coletados pelos CDCs (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, entre 2019 e 2025.

Foi considerado como um "sono suficiente" uma noite de, pelo menos, sete horas de descanso, conforme recomendado pela Academia Americana de Medicina do Sono e pela Sociedade de Pesquisa do Sono. Segundo os pesquisadores, a falta de sono pode trazer impactos para a saúde cardiovascular, para o sistema imunológico e para a função cerebral.

Os cientistas já compreendiam amplamente a importância de dormir o suficiente para diversos benefícios à saúde. No entanto, os autores afirmaram ter ficado surpresos com a forte ligação entre o sono e a expectativa de vida.

"É intuitivo e faz muito sentido, mas ainda assim foi impressionante ver isso se materializar tão fortemente em todos esses modelos", afirma McHill. "Sou fisiologista do sono e entendo os benefícios do sono para a saúde, mas a força da associação entre a quantidade suficiente de sono e a expectativa de vida foi notável para mim", completa.

"Esta pesquisa mostra que precisamos priorizar o sono pelo menos tanto quanto priorizamos o que comemos ou como nos exercitamos", afirma. "Às vezes, pensamos no sono como algo que podemos deixar de lado e talvez adiar para mais tarde ou para o fim de semana."

 

Como dormir melhor?

Para garantir uma boa noite de sono, alguns cuidados são necessários, como:

- Determinar horários para dormir e acordar;

- Ter uma rotina durante a semana, com rituais noturnos, como tomar banho quente, vestir roupas confortáveis e preparar o ambiente para dormir;

- Evitar cochilos durante o dia;

- Organizar o ambiente para uma boa noite de sono;

- Cuidar da alimentação, escolhendo ingredientes naturais, legumes, frutas e verduras;

- Evitar o uso de telas antes de dormir;

- Praticar exercícios físicos regularmente;

- Evitar cafeína à noite;

- Reduzir estímulos sonoros;

- Cuidar da saúde mental.

Fonte: CNN Brasil
envelhecimento
estilo de vida
longevidade
sono

CONTINUE SE INFORMANDO

Receba nossas notícias pelo WhatsApp